terça-feira, 17 de abril de 2007

COMENTÁRIO - Observatório da imprensa

Nesses últimos dias passamos a presenciar uma constante divulgação sobre o massacre na universidade Virginia Tech. A respeito desse assunto muito anunciado, porém visto como uma notícia qualquer, chamou-me a atenção não somente esse tiroteio na Virginia, mas também a forma como vemos esses acontecimentos e o questionamento sobre a evolução da humanidade feita por Alberto Dines, no artigo “Loucuras de abril: Columbine, Unabomber, Oklahoma...”.
A relação feita pelo autor, na qual ele compara os primatas aos seres humanos, nos mostra a realidade sobre a evolução humana, colocando-nos como seres inferiores por apresentarmos uma característica: a necessidade de satisfazermos impulsos insaciáveis, independentemente de quais sejam. Essa comparação demonstra o estado primitivo em que se encontra a humanidade, a “necessidade” que nos transforma em seres “selvagens”, e, de certa forma, acaba nos trazendo uma concepção de que estamos “caminhando para trás” e não para um futuro melhor.
Voltando ao início desse comentário, quando me posicionei a cerca desse assunto, não sobre o conteúdo, mas sobre a forma de como ele é visto, dizendo que as pessoas encaram essas notícias como uma outra qualquer, acrescento uma verdade que o autor deste artigo e a publicitária Luisa Helena em seu comentário acerca desse assunto dizem: preferimos ignorar essas atrocidades presentes no mundo do que nos humanizarmos.

Um comentário:

Moema Rabelo disse...

Meu Deus, esse acontecimento foi realmente muito chocante.
É cada coisa que a gente nao consegue acreditar!
beijos!